28 fevereiro 2006

Touradas a património cultural da UNESCO?!


"Associações de criadores de touros de lide de Portugal e Espanha querem que a UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura, reconheça e salvaguarde as touradas como bens intangíveis do património cultural" Noticias da ANIMAL

Pensem comigo um bocadinho. Qual (ou quais) destes requisitos as touradas preenchem:
Educação? Através da chacina de animais, parece-me lógico... Um valor nobre que também se aprende nesta actividade, é a cobardia. A cobardia de uma data de homens que sabem que têm vantagem sobre o animal pelas mais variadas razões, e que mesmo assim se vangloriam por conseguirem "espetar" o animal.

Cultura? Alguém consegue encontrar melhores valores culturais que a violência e a subjugação dos mais fracos? É difícil não é?...

Quanto à ciência não faço comentários, porque parece-me óbvio que não há melhor lição de biologia que estudar um touro esventrado e as suas reacções face ao perigo.

Isto tudo para dizer que, na minha opinião, devia-se acabar com as touradas, por todas as razões referidas e muitas mais, como o ser mais que obvio que são uma violação dos direitos dos animais (e podia ficar nisto para sempre...). Obvio (acho eu) é o facto de não fazer sentido que tal actividade possa vir a ser património de coisa alguma. Já era tempo de se deixarem de touradas...

1 comentário:

ricardo.vegetus disse...

É isso mesmo primo, força aí contra os atrasados intelectuais! Quem quiser saber como fazer pressão contra esta idiotice pode perguntar a mim (ricardoalmeida1985@gmail.com) ou ao Rui!
Podes dizer que não, mas o teu cartoon ta mta fixe (quem me dera desenhar assim....). Ja pensaste emprestá-lo à Animal.org.pt?

Save Rainforests for FREE! --> http://rainforest.care2.com/i?p=794715434