05 março 2006

Aulas de substituiçao?!

Estar à porta da sala, preparado para a pior aula do dia, e ouvir o som misericordioso do segundo toque, com altura suficiente para nos rebentar os tímpanos. Nada melhor que isso no dia a dia de um qualquer comum estudante.

MAS NÃO! Bora lá para as aulas de substituição!

Isto deve ser ideia de alguém muito frustrado com certeza.

Quem não se lembra deste pequeno prazer? Aquela horinha livre, em que podemos ir até ao café, ou dar um passeio, ou outra coisa... Aquela hora em que não iríamos estudar porque estaríamos em aulas, e por isso mesmo não sentimos qualquer responsabilidade de estudar, mesmo tendo o tempo para isso. Ou que pelo contrário, se não tínhamos estudado para o teste da hora seguinte, temos agora um tempinho para faze-lo, sem ter de faltar às aulas, ou passa-las com os resumos no colo, enquanto fazemos de conta que ouvimos o que o prof está a dizer, lá à frente.

Eu acho sinceramente, que não é por uma pessoa não ter uma aula de vez em quando, que será um grande problema para a formação do estudante. Há sem duvida muitos outros problemas, esses sim, com que se devíam preocupar. Quanto mais não seja, os feriados servem para contribuir para o convívio entre os estudantes. E se alguém tem medo que eles se desencaminhem nesses tempos livres, por favor, vão contar essa a outro, porque se tiverem de desencaminhar, desencaminham-se sozinhos, não precisam de feriados para isso.

Se esta medida já não me faz muito sentido no ensino básico (pelo menos nos anos mais avançados, na primária ainda dou o braço a torcer), quando aplicada ao ensino secundário, não faz, deveras, sentido.

Há muitos professores a precisarem de substituição, mas não é por estarem a faltar, é por falta de competência, será que ninguém reparou? Substituam esses por aqueles que estão no desemprego e que têm competência para ensinar, isso sim faria bem aos estudantes.

1 comentário:

Rui Maio disse...

"Há muitos professores a precisarem de substituição, mas não é por estarem a faltar, é por falta de competência, será que ninguém reparou? Substituam esses por aqueles que estão no desemprego e que têm competência para ensinar, isso sim faria bem aos estudantes." Subscrevo o post inteiro mas esta parte agradou-em particularmente. Em 1º porque sou professor. Em 2º porque estive desempregado durante um ano. Em 3º porque, para além da competência, tenho MUITA vontade de dar aulas, ao contrário de professores que serão obrigados a leccionar até aos 65 anos depois de 30 a aturar os filhos dos outros. Se nem nas aulas "normais" os alunos têm disposição para estar atentos, qual será a motivação para aulas de substituição?