27 março 2006

Deportados vs Ilegais

Não se fala de outra coisa. Está toda a gente cheia de pena das famílias portuguesas que foram deportadas do Canadá. As pessoas estão indignadas por terem de deixar para trás toda um vida feita lá, com casas, carros, famílias, ...

Mas será que posso referir um pequeno (ou não) pormenor, elas estavam lá como imigrantes ILEGAIS!! Estavam à espera de quê? Que aquilo fosse uma república de bananas como Portugal, e eles pudessem ficar por lá ilegais? Ou que o governo canadiano, numa política aberta, ainda fosse pedir-lhes para serem canadianos? Eles já saíram de Portugal há muito tempo, mas perece que estão muito dentro da nossa actualidade política, e esperam que lá seja igual. Não encontro outra resposta... A culpa, para mim, é da RTP Internacional, faz-lhes chegar notícias nossas e eles ficam confundidos. Só pode...

Como é que alguém, a viver no Canadá, alguns diziam sete anos, e outros há mais, ainda podem pensar que vão ficar no país enquanto imigrantes ilegais? Muita sorte tiveram eles em ficar por lá tempo como ficaram.

Eu acredito, e compreendo, que perder a vida inteira numa semana deve ser horrível, e percebo que estejam chateados. Mas eles estavam lá ilegais! Não começassem a fazer uma vida estável por lá, a comprar casas e afins, enquanto não tivessem certeza que lá iam, ou melhor, podiam, ficar.

E já agora, como é que se vendem carros, e acima de tudo, casas, a imigrantes ilegais?? Porque trabalho ainda percebo. Por cá também se vêm muitos casos de imigrantes ilegais a trabalhar, na maioria dos casos a serem explorados. Mas esses, correndo o risco de cair no ridículo, moram em garagens e locais abandonados, não é propriamente em casas comparadas por eles. E acho que se percebe porquê, PORQUE SÃO IMIGRANTES ILEGAIS!! Não se está à espera de muito mais. Eles se forem deportados podem queixar-se de perder o trabalho, porque têm a roupa que têm no corpo, e muitas vezes mais nada.

Não quero com isto dizer, como é obvio, que se deve explorar imigrantes ilegais, ou que eles devam viver como vivem, nem sequer estou a dizer que não tenho alguma pena das famílias portuguesas deportadas. Mas também não vamos exagerar, eles estavam ilegais, não podem pedir-me muita pena. Porque ao estarem lá ilegais, já sabiam no que estavam a meter...

Só mais um pormenor, que me pareceu muito interessante. Fala-se ainda, de outros imigrantes, esse incluídos em redes underground, tão ilegais, tão ilegais, que o governo canadiano nem os consegue encontrar. Queria só aproveitar, para deixar uma mensagem para o governo canadiano. A mui lusa estação de serviço público português, a RTP, entrevistou uns quantos desses imigrantes. Os tais que ninguém os encontra. Talvez, não sei... digo eu... pedir aos serviços de informação da RTP, umas dicas para encontrar esses ditos imigrantes. Não me parece que lhes tenha sido muito difícil encontrá-los para entrevistá-los. Mais uma vez, digo eu...

Sem comentários: