27 março 2006

Desemprego (3)

Eu peço desculpa pegar nisto outra vez. Já falei disto duas vezes. Mas continua-me a fazer alguma confusão.

Mais uma notícia onde se fala em desemprego.

"«O que vier é bem-vindo, porque devido à situação não se pode escolher». O desabafo é de Lara Campos que, com apenas 22 anos, está desempregado há cerca de um."

Esta situação é, infelizmente, comum a muitas pessoas. Mas, apesar disso, dão-se situações de empresas com muitas vagas e falta de trabalhadores, como era o caso da Vodafone, que referi.

Continuando-se a ler referem-se vários casos, alguns em que o desemprego diminui e outros em que aumenta. Fala-se ainda do caso de Fafe, de que também já tinha falado. Onde se falava, entre outras coisas, que as pessoas estão confortáveis de mais, com o seu subsídio de desemprego, para se chatearem a arranjar emprego.

Aparentemente, em oposição à outra notícia, em que se entrevistava donos de empresas que necessitavam de trabalhadores, aqui entrevistam-se desempregados desesperadamente à procura de emprego. Eu propunha, que o dito jornal, se propusesse a apresenta-los uns aos outros, a ver se este país anda para a frente. Porque afinal, parece que sempre há quem queira trabalhar.

1 comentário:

João Dias disse...

Rui-son:
Tem em atenção uma coisa, às vezes as pessoas preferem ficar com o subsídio de desemprego porque chegam à conclusão que se fossem trabalhar ganhavam menos, ou seja "pagavam para trabalhar".
Ou seja, haverá pessoas que preferem agarrar-se ao subsídio de desemprego por inércia, outras há que simplesmente ganham mais com o subsídio do que a trabalhar.