13 abril 2006

Novos pecados para o novo mundo

O cardeal James Francis Stafford do Vaticano veio anunciar os novos pecados para os cristãos, adaptados à realidade actual. E os novos pecados são ver televisão, ler jornais e navegar na internet. Isso mesmo...

Isto porque, explicou ele, actualmente as pessoas passam muito pouco tempo a estudar a Bíblia. Em oposição, passam muito com a internet, televisão e jornais. E como tal, todo o tempo passado a nessas actividades, tira templo de reflexão nas Sagradas Escrituras, e por isso, é pecado!

É sempre melhor ter pessoas desinformadas, que sabem tudo sobre a Bíblia, mas não têm consciência do que se passa no seu mundo para além do seu nariz. Isto porque são muito mais fáceis de controlar, perceba-se. Quanto mais restrito e controlado pela igreja for o universo das pessoas, mais fácil é controla-las e de dizer-lhes o que fazer, e muitas menos hão de se perder por outros caminhos. Mas isto já é opinião minha.

Há sempre outro ponto interessante por onde abordar esta questão, o pensar em todas as coisas que fazemos, que podem tirar tempo de estudo das Escrituras. Eu fiz uma pequena lista de actividades que são possíveis pecados.

1- Ainda dentro das actividades referidas pelo cardeal, pode-se acrescentar, ler livros, jogar computador ou consolas, jogos de tabuleiro, dados ou cartas, dominó, xadrez e damas;

2- Todas as actividades que nos fazem sair de casa sem ser por razões de trabalho, aulas, fazer as compras de mercearia e outras actividades necessárias na vida quotidiana, porque, digo eu, seria mais ridículo ainda considerar essas pecado. E aqui inserem-se: ir ao cinema, ir jantar fora, ir tomar um café com os amigos, ir para o shopping passear ao domingo (e logo em dia santo!!) ou noutro dia qualquer da semana, fazer horas extraordinárias no emprego quando não nos pagam por elas;

3- Tudo quanto seja hobby e ocupação de tempos livres: desde desportos, ginásio, danças de salão, clubes de leitura, voluntariado (a não ser q seja ler a Bíblia aos infiéis), grupos de jovens ou de apoio, e tirem os vossos filhos do ATL!! Ponham-nos a ler a Bíblia;

4- Ir passar férias. A não ser que seja ir ao Vaticano! Porque onde já se viu estar deitado ao sol na praia, ou andar a passear e conhecer coisas novas, ou a fazer safaris por terras desconhecidas ou selvas cheias de mosquitos, em vez de ler a Bíblia muito calmamente no conforto do lar, com o rádio no rosário para dar ambiente...

Podia ficar nisto para sempre, mas não vale a pena. Acho que já marquei a minha posição. Isto é ridículo, e é só um dos exemplos do caminho para que esta religião está a seguir. Muitos outros são aqueles que vamos vendo no dia-a-dia. Como este que está no Bradiencefalia, sinceramente...
É, para mim, cada vez mais difícil perceber como a igreja mantém tantos adeptos. Por muito gasta que possa ser a piada, acho que cada vez faz mais sentido dizer, dou graças a deus por ser ateu. Se bem que não é graças a deus que sou ateu... é por razões bem mais palpáveis.

2 comentários:

ricardo.vegetus disse...

Ola Rui!
É evidente que percebeste completamente mal a coisa! Voluntariado e grupos de apoio nunca seriam coisas que o cardeal considerasse pecados!

* "É sempre melhor ter pessoas desinformadas (...), mais fácil é controla-las e de dizer-lhes o que fazer". É esta é uma opinião mto desinformada (aí tens razão!) de quem não percebe o que é uma religião. Para além de que tas a ser extremamente ingénuo! As pessoas já são desinformadas e sem consciência do que se passa no seu mundo! Quantas pessoas tão a par da situação do Darfur? Qtos refugiados há no mundo? Quais são as implicações do Comércio Livre nos países pobres?... É mais provável que um religioso (verdadeiro) te saiba responder a estas perguntas que aquelas pessoas que se acham acima disso ou não alienadas por isso. Não dramatizes a coisa dizendo que a igreja tenta mandar nas pessoas quando estas ja obedecem cegamente a tv, internet, jogos de computador e a tudo menos altruísmo e filantropia (coisas que a igreja gostaria de cultivar nas pessoas).

* Não sejas fanático ao ponto de dizer que se o cardeal condena a tv e a internet pq podiam ser substituidos pela leitura da Bíblia, então tudo o que não é ler a bíblia é mau :P

* Acredita, aceitar ou rejeitar uma religião implica uma formação pessoal que praticamente ninguém tem....

Eu não sou religioso, mas mais vale um mundo alienado por uma coisa que tenciona transmitir valores de solidariedade e cooperação do que por jogos de pc, tv, lazer e outras coisas supérfluas (o nosso mundo)!

rui-son disse...

Óbvio que o tom do meu post era de ironia, porque o ridículo da situação assim o exigia. No entanto não deixa de ser essa a minha opinião.

Percebo o que dizes com as pessoas desinformadas. Mas achas que como solução para uma sociedade de pessoas alienadas pela tv, como referes, se deva procurar aliena-las com a religião? Tipo, do mal o menos... ou assim dizes tu.

Eu acho que a solução não passa por aliena-las na "direcção certa". Mas sim tentar combater essa alienação. Porque, para mim,, independentemente desses valores que referes, não é considero que o caminho da religião, dentro das alienações, seja uma alienação positiva. Se é que isto se pode dizer.

De qualquer maneira, como combate à alienação, não considero levar as pessoas para caminhos mais estreitos dos que já percorrem. Acho que devemos tentar abrir os nossos e os horizontes das outras pessoas, e só assim podemos começar a pensar em sair desse estado de alienação.