13 maio 2006

Muito se aprende enquanto voluntário

Noto que tenho andado um bocado desleixado aqui com o blog... não sei porquê mas não tenho arranjado muito tempo para o manter actualizado. Hoje estou muito cansado... Mas passo a explicar o porquê deste cansaço.

Nos dias 12 e 13 deste mês, isto é, ontem e hoje, está a decorrer uma campanha no Carrefour de Braga da ABRA (associação de que sou voluntário). Por isso hoje (sexta) passei lá a manhã toda e o início da tarde em campanha.
Hoje era só banco alimentar, isto é, recolha de alimentos para os animais do canil. E por isso passei o tempo todo a abordar pessoas para informar da nossa campanha. Bem... não sabem como fiquei a compreender o outro lado destas coisas. Todos os dias na rua somos abordados por pessoas a pedirem, em campanhas, ou a fazer seja o que for. Fazer isto cansa... nem imaginam.
Garrafa de água ao lado, porque antes do fim da primeira hora já tinha a garganta arranhada. Muita paciência, não para as pessoas que não estão interessadas (isso compreende-se, todos estamos desse lado muitas vezes), mas para as pessoas que são realmente mal educadas. E um discurso mais ou menos preparado, que se repete ao ponto de já se trocar as palavras todas e enrolar a lingua palavra sim, palavra sim.

Mas bem, foi uma experiência muito boa (e cansativa), e foi uma coisa diferente que gostei de fazer. Hoje (sábado) lá vou estar outra vez. Desta vez acho que vou querer ficar na parte das adopções dos animais, ou lá se vai a minha rica garganta de vez. Mas vou esperar para ver. Porque aliás, hoje até dei uma entrevista para a rádio, que estava lá a propósito do aniversário do hiper, mas que aproveitou para publicitar a nossa campanha, e ainda bem. Por isso já tenho prática destas coisas.

E um favor que vos peço, tendo tempo, ouçam estas pessoas que vos abordam, ou pelo menos não as despachem de maneira grosseira. Não é nada fácil estar deste lado. Passar tantas horas a ser extremamente simpático para todas as pessoas e dizer a mesma coisas milhões de vezes, é tarefa difícil.
Mas claro que nem sempre as pessoas que nos abordam são simpáticas ou afáveis (como eu :-) ), não digo o contrário, pelo que muitas vezes a nossa reacção do outro lado também não é a melhor.

Sem comentários: