01 junho 2006

Dia da Criança

Hoje, como todos sabem, é o Dia da Criança, e a mim aconteceu-me uma coisa muito engraçada.

Nostálgico como sou, de manhã ao levantar-me, e ao pensar no dia da criança, veio-me uma coisa à memória. Lembrei-me de quando andava no colégio, e no dia da criança íamos sempre a algum lado com a escola. E havia uma música que costumávamos cantar quando andávamos a passear pela rua.
Mais tarde, ao vir para casa à hora do almoço, passo por alunos do meu antigo colégio, e qual não é o meu espanto, de ver passados estes anos todos, os miúdos cantarem a mesma coisa! Achava eu, que nesta geração perdida (ainda mais que a minha) por entre morangos e sobremesas, já não se cantariam estas cantigas. Pensava eu, que estas tradições já estivessem perdidas, que o Vírus Moranguito tivesse apagado da cabeça de todas as crianças estas pequenas memórias que constituem a minha infância.
Não me espantava ver as crianças a fazerem do Dia da Criança luto nacional pela morte do Dino... mas agora cantarem cantigas do meu tempo...

Já agora aqui fica a cantiga, se é que assim se pode chamar.

Quem é? Quem é?
Quem é q vem aí?
É o Colégio Teresiano que chegou agora aqui!

(Eu sei que a letra é adaptável a outras escolas e outras coisas, mas não me estraguem o momento :) Até porque "Colégio Teresiano" encaixa mesmo bem na música, não é preciso acelerar sílabas nem nada)

Aiiii.... Bons tempos....

2 comentários:

ivamarle disse...

Eh!Eh!Eh! Oh Rui, não me digas que te estás a sentir velho...
uma das minhas irmãs é professora primária e ensina cantigas aos alunos, coisas de há muito tempo, mas que são bonitas e todos os miudos gostam, embora os pais por vezes as desconheçam por completo.

rui-son disse...

Pois, acredito que muitos dos pais não conheçam...
Eu sei que a escola, como tudo, tem de se adaptar aos tempos modernos, e à realidade das crianças, mas é engraçado aprender essas coisas antigas, pelo menos eu acho.