12 julho 2006

Afinal ainda há coisas que me espantam

Eu que acho que neste mundo uma pessoa vê de tudo, e que pouca coisa me espanta, mas fiquei sinceramente admirado com uma coisa que me aconteceu. O motivo do meu espanto foi uma demonstração de civismo, muito pouco corrente nos nossos dias, daí o meu espanto.

Estava eu na fila na farmácia, e reparei que tinha lá daquelas coisas com senhas de marcar vez (das que têm um número por que depois os funcionários chamam). Mas como só estava lá uma pessoa, e como é normal em situações de pouco movimento (e porque não gosto de desperdiçar papel), não retirei senha. Era fácil ver a ordem das pessoas.
Entretanto chega mais um senhor, e depois uma senhora (porque só estava uma pessoa a atender e por isso demorava algum tempo), e colocaram-se ambos atrás de mim. Quando chegou um segundo funcionário para ajudar, carregou no botão e chamou pelo número seguinte.
O homem que estava ao meu lado (e que tinha chegado depois de mim) aproximou-se do balcão e foi atendido.
Então lá fui eu também tirar uma senha, porque queria ser atendido, e apesar do escasso número de pessoas na farmácia era mesmo necessário. E qual não é o meu espanto, quando depois de retirar a senha, a senhora que estava atrás de mim me disse "Troque comigo que você estava primeiro. Não viu as senhas, é normal."
Não imaginam o meu espanto ao ouvir isto, porque demonstrações públicas de civismo não é todos os dias que se vê.

E agora não querendo ser má língua... Mas a senhora que me deu a senha para trocar, era brasileira, e eu questionei-me sinceramente quantos portugueses fariam o mesmo? Não muitos de certeza. Eu faria, porque aliás, já o fiz mais que uma vez. Tal como não gosto que me façam isso, não faço aos outros. Mas a maioria das pessoas não teriam essa reacção... infelizmente.

3 comentários:

ivamarle disse...

lamento concordar contigo (só porque é real, nada mais), são pouquíssimas as pessoas que exercem o civismo de forma cortês.Eu tento exercer a minha da forma que a minha consciência me dita, já que o velho lema que sigo não tem dado maus resultados:não faças aos outros, aquilo que não gostas que te façam a ti...

Anónimo disse...

Best regards from NY! contemporary designer home interior free virtual interior decoration merik zocor Gilbert goodmate ppc anime gay 3-d boys Interior design and architecture for dome homes over counter allegra care center skin Vicodin side effects 3f a300 accessory mobile phone Open source martha vineyard directory Mopar jeep transfer case western decor for home Bradcot awning Nexium and contraindications and penicillin adware online remover blocker pop up what are the benefits of incorporating a city auto insurance http://www.shoppingjvcvideocameras.info/Samsung-yp-t8x-512mb-video-photo-mp3-player.html

Anónimo disse...

This is very interesting site... »