29 agosto 2006

Franz Marc (1880-1916)

No teste que fiz o outro dia, deu que quem devia pintar o meu retrato era Andy Warhole. Mas como ele não é dos meus pintores favoritos decidi deixar aqui algumas imagens, não dele, mas do meu pintor favorito, Franz Marc. Não é um pintor dos mais conhecidos, mas é um pintor que aprecio imenso.

Os quadros mais conhecidos dele são os de animais, embora não tenha começado assim, e no fim da sua vida se tenha dedicado a coisas mais abstractas. Ele não gostava muito de pessoas, apreciava mais os animais, e por isso mesmo se dedicava a pinta-los. Mesmo não gostando de pessoas, decidiu alistar-se como voluntário para a I Guerra Mundial. Ele acreditava, tal como muitos outros artistas da sua geração, que a guerra era a única solução para o estado em que a humanidade se encontrava. Só assim se poderia começar de novo. Morreu uma semana antes da data em que voltava para casa da guerra.

Deixo aqui algumas pinturas dele de que gosto particularmente. Escolher só três é muito complicado...


Raposas, 1913

Veado no Bosque, 1914

O Destino dos Animais, 1913

Só a titulo de curiosidade, eu estou a fazer (mais ou menos) uma reprodução do quadro Raposas. Quando tiver acabado mostro.

2 comentários:

ivamarle disse...

também gosto muito destes quadros, quero muito ver como ficará o teu das raposas, não te esqueças de mostrar ;-)

Salto Angel disse...

Pintor?? Uau!! Quando fizeres uma exposição não te esqueças de a anunciar, com tempo, ok?? ;-)

Abraço.