24 outubro 2006

"O Quebra-Nozes"


Depois de há uns tempos ter ido ver o "Cats" ao Coliseu do Porto, na passada sexta-feira foi dia de voltar ao teatro. Desta vez o palco foi a Casa das Artes de Famalicão, e bailado foi "O Quebra-Nozes" de Tchaikovsky pela Companhia de Ballet Clássico Estatal de Kiev.

Mais uma vez posso dizer que gostei muito. Só foi pena que o palco fosse pequeno e apenas permitisse ter em palco uma pequena parte da companhia. Mesmo assim o bailado não perdeu a magia e foi fantástico (e entenda-se que sou leigo no que diz respeito aos aspectos técnicos da dança), e a história (natalícia) é encantadora e intemporal.

Há uma coisa que me fascina nos bailados, é o facto de não serem precisas palavras para contar uma história. Toda a envolvente, a música, a dança, os cenários, dão sentido à expressão "uma imagem vale mais que mil palavras". Aqui não será somente a imagem, mas a verdade é que as palavras neste caso seriam mero acessório, senão mesmo ruído, num universo em que as ideias se transmitem de maneira tão suave e (permitam-me o trocadilho) melodiosa.

9 comentários:

Paulo disse...

A "sinfonia das palavras", por vezes, parece querer mostrar que vivemos num mundo tão sofisticado e com uma ausência tão óbvia de problemas graves que nos podemos dedicar de alma e coração a «fait-divers».
O que conta, o que vale, é aquilo que os media selecionam e mostram como sendo, tendo sido ou parecendo do que foi.
O resultado está à vista: Ou se acorda atempadamente desse "sonho" ou..., e ainda vamos a tempo de enfrentar a realidade, ou...vivesse eternamente a "milhas" da realidade, ainda assim não sejamos vítimas do próprio monstro que criamos.

Obrigado pela visita.
Abraço
Paulo

Ana disse...

Sou incapaz de ver teatro ou bailado na TV, mas gosto muito de ver ao vivo :-)

Salto Angel disse...

Vi este bailado no Coliseu, há cerca de 4-5 anos. Também gostei :-)

Tive pena de não puder ter visto os «Cats»... continuarei a encantar-me com as suas músicas, só (tenho o CD há já uns anitos, eheh).

Abraço.

* disse...

também fui ao ballet, ao teatro camões em lisboa, música de stravinski, excelente :-)

e de certeza melhor :-)))))

disse...

O último vi foi a bela adormecida...adorei :)

Luís disse...

Nunca fui a um bailado. Começo a achar que deveria ir...

ivamarle disse...

é essa a vocação da dança, em particular do Ballet. Tenho pena de nunca ter assistido ao vivo, deve ser fascinante...

Anónimo disse...

Olá!...
Desculpa vir aqui comentar...mas senti curiosidade em conhecer a pessoa que "comentou" o meu "comentário" no blog da minha amiga Mónica, ao qual já respondi!
sou muito curiosa!como tal aqui me tens...
Só tenho a dizer que nunca fui a um bailado, não por falta de oportunidade, mas sim, porque que pense que possa ser uma seca.Talvez não seja...e prometo ir para assim poder dar aminha opinião

BlueShell disse...

Foi apenas mais uma concha que se perdeu! Quem sentirá a sua falta?