05 novembro 2006

Quando é que Jesus traz as costeletas?


"Sou um outsider por escolha mas nem tanto assim. É o facto de o sistema ser desagradável que me mantém fora dele. Preferia estar dentro dele se o sistema fosse bom. É daí que provém o meu descontentamento. De ser forçado a escolher ficar de fora.
O meu conselho é: sigam em frente. De vez em quando hão-de dar convosco noutro sítio.
"
George Carlin, Quando é que Jesus traz as costeletas?


É com estas palavras, com as quais me identifico, que George Carlin nos introduz ao seu livro. Mais que um livro de humor, Quando é que Jesus traz as costeletas?, é uma critica social ao mundo ocidental, mais exactamente à América. O povo americano visto pelos olhos de um americano, só que não é um americano qualquer... Sem dúvida, um que não corresponde ao estereotipo do americano comum.

O livro aborda muitos temas: religião, igualdade de direitos, o orgulho americano,... mas a maneira como ele retracta a hipocrisia, através dos eufemismos, está simplesmente sensacional.

É um livro que aconselho a ler, é muito interessante e muito engraçado. Embora por vezes exagerado, é um livro que nos faz rir e pensar ao mesmo tempo. Não podia ser melhor.

Prova de que o livro não é apenas um livro de humor, engraçado mas vazio de conteúdo, são citações como esta que aqui apresento. O desconforto, e faço minhas as palavras do autor, muitas vezes não vem de se estar fora sistema ou de não se seguir o resto do rebanho, mas sim das condições subjacentes a isso. Muitas decisões que tomamos são fruto de falta de opção. Estar de fora, passa muitas vezes pelo desconforto maior que é estar dentro. É uma opção "mas nem tanto assim", como diz George Carlin, quando estar dentro do sistema não é uma opção aceitável, estar de fora é a única solução. Não escolhemos, somos forçados a escolher.

4 comentários:

disse...

Fiquei curiosa!!!

Paulo disse...

"samos forçados a escolher".
A liberdade de escolha esta sempre condicionada, demasiadamente condicionada...por vezes. Pena, né?
Abraço
Paulo

ivamarle disse...

ofereci-o à minha irmã, por indicação da Mushu e agora estou à espera que ela acabe de ler para mo emprestar ;-)

Fatyly disse...

já o anotei na lista! Deve ser interessante! Obrigado pela dica!