28 fevereiro 2006

Cartoon

Antes de mais queria pedir desculpa pela qualidade (ou melhor, pela falta de qualidade) do meu cartoon. Mas como não há maneira de aprender sem ser treinando, pontualmente lá iram aparecer uns cartoons meus. Espero eu, que com o tempo (e prática) eles vão ficando melhores, e espero também que gostem deles.

Queria só referir que nenhum muçulmano foi ferido na execução deste cartoon, nem Maomé foi de alguma forma gozado ou criticado. Tal como nenhuma outra crença muçulmana (espero eu), ou outra coisa qualquer passível de ser associada de alguma forma a muçulmanos.
Eu não tenho nada contra muçulmanos, pelo contrário, gosto muito deles. Os muçulmanos são nosso amigos!

De maneira alguma isto que eu estou a dizer tem alguma coisa a ver com medo, interesses políticos ou económicos. Antes tivesse, pois isso queria dizer que eu tinha muito dinheiro. Digo isto apenas porque os muçulmanos são nosso amigos! E eu gosto muito deles.

Quanto à liberdade d expressão... ah.. ah... é uma coisa muito gira! Ou qualquer assim do género...

Touradas a património cultural da UNESCO?!


"Associações de criadores de touros de lide de Portugal e Espanha querem que a UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura, reconheça e salvaguarde as touradas como bens intangíveis do património cultural" Noticias da ANIMAL

Pensem comigo um bocadinho. Qual (ou quais) destes requisitos as touradas preenchem:
Educação? Através da chacina de animais, parece-me lógico... Um valor nobre que também se aprende nesta actividade, é a cobardia. A cobardia de uma data de homens que sabem que têm vantagem sobre o animal pelas mais variadas razões, e que mesmo assim se vangloriam por conseguirem "espetar" o animal.

Cultura? Alguém consegue encontrar melhores valores culturais que a violência e a subjugação dos mais fracos? É difícil não é?...

Quanto à ciência não faço comentários, porque parece-me óbvio que não há melhor lição de biologia que estudar um touro esventrado e as suas reacções face ao perigo.

Isto tudo para dizer que, na minha opinião, devia-se acabar com as touradas, por todas as razões referidas e muitas mais, como o ser mais que obvio que são uma violação dos direitos dos animais (e podia ficar nisto para sempre...). Obvio (acho eu) é o facto de não fazer sentido que tal actividade possa vir a ser património de coisa alguma. Já era tempo de se deixarem de touradas...

27 fevereiro 2006

Esforço Hercúleo...

Não sei se alguém já reparou mas houve uma pequena (ou não) mudança no blog. Seguindo o conselho da Enstituição Lusilandia de Informação, Solidariadade e Apoio a Blogs Escritos Través da Enternet (ELISABETE) todas as abreviaturas e afins (típicos da escrita na internet) foram substituidas. Foi uma tarefa hercúlea mas foi feito (pelo menos nos post em que ainda podia editar). A segunda fase do processo, ainda mais hercúlea, é lembrar-me disto de cada vez que vá escrever novo post e combater o instinto natural d ximplicar e axaxinar o português. Isto claro, para uma melhor leitura da vossa parte (isto partindo do principio que há alguém que realmente anda a ler o meu blog - mas eu penso sempre positivo!).

Contrapartida desta nova medida tomada, é o facto de que, falta de acentos e erros ortográficos (nada caracteristicos meus, digo isto apenas, porque me parece oportuno), deixam de representar escrita de internet (ou melhor, de messenger) e passam a representar erros e falta de conhecimento da lingua portuguesa da minha parte.

Apesar do esforço da minha parte é muito provável que ainda passem alguns erritos.
Agora que cumpri com a minha parte, quero ver retiradas as ameaças e quero ver cumprido o outro lado do "acordo" (os envolvidos sabem do que estou a falar, quanto aos outros peço desculpa).

26 fevereiro 2006

Perdidos


Uuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Finalmente, vai começar na RTP a exebição da segunda temporada da serie "Lost". Finalmente porque, tendo em conta que a serie estriou nos EUA em setembro do ano passado, não vem nada atrasada... (nada...)
Mantenho as expectativas altas, e terça à noite lá vou tar eu sintonizado na RTP à espera de saber o que está dentro da escotilha. Que já sei, vai ser revelado logo no 1o episodio.

Agora só falta esperar que a Sic siga a deixa, e que passem a segunda temporada das "Donas d Casa Desesperadas". Outra série que também não esta nada atrasada.

MIT

Finalmente, e depois de muitas confusões sobre o assunto (obra do nosso caro, Socrates-son), o estado portugues assinou um acordo com o MIT.

Sim porque vamos lá ver, a quem é que isso intressa... um acordo com o MIT... eh... qualquer engenheiro do, meu estimado, polo de Guimaraes da UM, faz o mesmo efeito. Quem é que quer aqui os gajos de Maxaxusetex (que inda por cima é complicado de dizer).

Mais promenores em Publico.

(Re)Fromaçao ou Reformulaçao?

Marques Mendes propôs como medida para combater o desemprego em Portugal, a (re)formaçao dos jovens licenciados que se encontram no desemprego. Apesar de admitir que compreendo a medida proposta, não posso deixar de dizer alguma coisa sobre isso.

No fim de 4 ou 5 anos (e em alguns casos mais) a estudar e tirar um curso, não me parece muito agradavel que o passo seguinte seja continuar com mais formaçao. E não digo isto apenas por uma pessoa querer deixar de estudar (pelo menos por uns tempos) e ter vontade de trabalhar. O que é compreensivel depois de se estudar desde os 5/6 anos de idade. Mas falo também a nivel dee realizaçao pessoal. Depois de se dispender tanto esforço e tantos anos na formação numa determinada area, é no minimo muito frustrante ter de recomeçar outra vez.

Eu pergunto-me se não seria melhor uma reformulaçao em alguns aspectos do nosso ensino superior. Existem dezenas de cursos sem qualquer utilidade (ou com utilidade muito reduzida) nas nossas universidades. E existe excesso de vagas em muitas areas, em que é mais que muito obvio o facto de não serem necessários, nem haver capacidade, para tantos profissionais.

Fechar alguns cursos, sem utilidade, não me parecia má ideia, tal como reduzir o numero de vagas em algumas (se não muitas) areas também. E depois disso sim, dar novas opurtunidades às pessoas. Em alguns casos então, a opurtunidade passaria por uma nova formaçao dos ja licenciados.

24 fevereiro 2006

Ambiente II

a Portucel vai investir muitos milhões numa fabrica de papel cá em Portugal. de qualquer das maneiras não foi isso que me chamou a atençao na notícia. o que me pôs a pensar foi o facto de no meio da noticia referirem que a nova maquina produz 16km de papel por minuto. 16?? por minuto?? e juntando a isto o facto de que o papel é produzido nuns rolos enormes! quantas arvores isso não dá?

isso provavelmente é perfeitamente normal no sector. mas eu é que nunca tinha tido conhecimento da escala de uma coisa destas. é um bocado assustador esta visão. já sabem, usem papel reciclado e pratiquem os 3Rs.

Ambiente I

"“One Planet Living quer fazer algo semelhante à Mata de Sesimbra na América do Norte, mas aqui em Portugal estão bastante à frente. Por isso estou aqui para aprender o que se está a fazer e para levar essas lições para a América e Canadá e começar a construir comunidades sustentáveis lá", disse Greg Searle." Publico

não é muitas vezes que se ouve uma destas, por isso achei bem preservar para a posteridade.
aconselho a ler.

troca o disco e vira o mesmo...

o primeiro-ministro rejeitou a construçao de centrais nucleares em Portugal. o q é uma razao pa estarmos contentes. ja assim disse o meu prof d filosofia, no discurso de ultimo dia d aulas, q so tinha 2 conselhos pa nos, e 1 deles era dizer q ñ à energia nuclear.

por outro lado voltou a referir a intençao d adoptar a co-incineraçao.

gostava d referir ainda, uma coisa q axei particularment interessant, na reportagem da RTP sobre o assunto, 1 dia desta semana. na reportagem frisavam insistentement as duas utilizaçoes do uranio: a energia nuclear e o armamento nuclears. mero acaso?...

Lusilandismo

o lusilandismo é uma doutrina ancestral, criada num pais a beira mal plantado, a Lusilandia. desenvolvido ao longo milenios, o lusilandismo consiste na arte d reclamar sempr (com ou sem razoes pra isso) e d apontar o dedo aos outros sem olhar ants pra nos.

o lusilandismos moderno tenta levar a filosofia + a frent, e tentar fazer alguma diferença (ou plo menos fingir q s tenta).

os lusilandios nativos sao mestres nesta arte, "principalment" na vertent + antiga do movimento. outra caracteristica (ancestral) dos lusilandios é a total incapacidad d s governarem, e acima d tudo governarem dinheiro.

enqt lusilandio mestre, espero iniciar-vos na arte do lusilandismo moderno,
rui-son (a lusilandar desd 1980 e troca o passo)

Pq a lusilandar é q s dizem as verdades!