14 março 2006

"Uma relação que não tem verdade, não tem futuro."

"[...]só consigo ser verdadeiro se tenho em conta a outra pessoa. Uma coisa é ser verdadeiro, outra é ser sincero."

"Sou sincero quando aquilo que transparece de mim corresponde àquilo que de facto está em mim."

"Quanto mais fiéis a si próprias e mais têm em conta a pessoa a quem se dirigem, mais cresce a relação de confiança."

"[...]o ouvir é mais importante que o falar. Não é por acaso que temos dois ouvidos e uma só boca."

"Temos de nos dar a conhecer. Isso leva-nos a estar à defesa. E, no futebol como na comunicação humana, a melhor defesa é o ataque."

"Os factos são para serem julgados, mas as intenções das pessoas são um terreno sagrado, onde não temos o direito de meter o nariz."

"Não digo que todos tenhamos vocação para ser «forcados e pegar o touro», mas há obstinados que precisam de ser travados."

"Mas quando toda a gente foi recuando, recuando, recuando, foi dando espaço à obstinação."

"A essência da pessoa humana ainda é a liberdade e a nossa liberdade cresce na medida em que, pela vontade, a aplicamos nas decisões que vamos tomando. Por isso, as motivações pelas quais se tomam as decisões são o que dá qualidade às decisões."

"É tão fácil uma pessoa perder-se em raciocínios que nunca mais acabam, numa indecisão interminável, sem que o rio chegue à foz da acção..."

"Gosto pouco de falar de maturidade, porque é um estado que está a não sei quantos quilómetros de distância... Perfiro falar de amadurecimento."

"Ninguém cresce em linha recta. Mas se for havendo - com avanços e recuos - uma autonomia crescente, então está no bom caminho. Está no caminho do amadurecimento."

Alberto Brito, in Xis (11-03-06)
São algumas frases do artigo, que achei extremamente interessante, que decidi partilhar. Para quem não tenha lido.

2 comentários:

João Dias disse...

"É tão fácil uma pessoa perder-se em raciocínios que nunca mais acabam, numa indecisão interminável, sem que o rio chegue à foz da acção..."

Gosto desta, apesar de não conotar negativamente perdermo-nos em reciocínios, até porque voltamos sempre a encontramo-nos, parados no mesmo sítio mas com a sensação de ter viajado meio mundo.

rui-son disse...

Das frases que escrevi, também é uma das minhas preferidas.