26 setembro 2006

Equipe maravilha

Dia 27-04-06 (Qui)
Era só coisas estranhas, para se entrar nas instalações da AGERE é preciso deixar lá o BI, o carro para entrar foi preciso pedir ao homem para deixar entrar e ele ficou lá com a matricula...
Depois o caminho da entrada até ao canil parecia muito complicado, vira ali, desce escadas acolá, contorna jardinzinho… e depois basta seguir os latidos e ladradelas.Depois de alguém (não digo como se chama, mas foi a sub-chefa) me ter feito esperar mas quase 45min (e de me ter feito chegar atrasado a uma consulta por isso) lá tive o meu primeiro contacto com a realidade do canil e o trabalho enquanto voluntário. Fiquei de ir experimentar no sábado.

Dia 29-04-06 (Sáb)
Confusão enorme no canil! Tudo cá fora, todos os cães cá fora (presos entenda-se), montes de gente, era o dia da desinfecção. Mal cheguei puseram-me logo a lavar boxes com a Dina (que ao inicio não me pareceu assim muito simpática), depois a passear cães. E foi aí que a Sílvia deixou de gostar de mim, porque ela queria passear o Sancho mas puseram-me a mim a passeá-lo. E nunca mais foi com a minha cara... ;)

Ainda quiseram pôr-me aos domingos, mas eu preferi as segundas. À hora (sim Vitor, porque os acentos neste tipo de "As" são para este lado) a que se almoça cá em casa aos domingos ia chegar sempre tarde. E à segunda dava-me mais jeito.

Dia 01-05-06 (Seg)
A minha primeira ida ao canil já como voluntário (um tanto ao quanto atadinho, admito). O primeiro dia é sempre estranho, ainda se faz muito pouco, está-se com os cães, ajuda-se em algumas tarefas mais básicas,… (claro que não demorou muito tempo a fazerem de mim burro de carga, mas eu até nem me importo).

Depois comecei a ter mais responsabilidades. Mandavam-me ir buscar coisas que eu não fazia a mínima ideia de onde estavam (e às vezes nem sabia o que eram), mas demorando mais ou menos tempo eu lá me arranjava. E aos poucos vai-se começando a fazer mais coisas, conhecer mais pessoas, decorar os nomes (essa parte sempre muito complicada para mim), participando em campanhas, e acima de tudo, a parte mais importante de todas. Cada vez se vai gostando mais daquele trabalho, cada vez mais se sente o espírito ABRA a correr no sangue. E depois nunca mais se quer outra coisa.
A sensação que trazemos ao sair o canil ao fim do dia (e não falo da fome de quem nem lanchou, nem do cansaço) ultrapassa tudo o resto. Faz nos sentir que fizemos algo de importante, com significado, algo que nos preenche por dentro, e que dá à nossa vida mais algum significado.
Eu tento passar para palavras a sensação mas é complicado, só mesmo sentindo. Sentindo todo o trabalho, todos os altos e baixos. Vibrar ao ver as fotografias de um dos nossos meninos que foi adoptado e está lindo e com um aspecto feliz. Sentir a tristeza por todos aqueles que não podemos salvar. Mas continuar sempre a lutar e trabalhar para dar o nosso melhor.

Já não se vê nem se pensa da mesma maneira. Tem-se muito mais consciência daquilo porque os animais passam. Sente-se sofrimento e as pequenas alegrias de maneira diferente. Vibra-se ao ler as notícias nos jornais sobre o nosso trabalho, e fica-se chateado com todas as incorrecções. E vibra-se muito mais ainda quando se vê a nossa associação no jornal da noite da SIC!!!

Isto tudo é melhor ainda quando os companheiros de batalha são tão fantásticos como estes. Não querendo desprezar ninguém tenho de mandar uns beijos e uns abraços muuuuuuuuuuito grandes a 3 pessoas que são muito importantes para mim. Vocês sabem quem são, mas aqui ficam os nomes, a tola da presidenta da Lili (vou ter saudades da boleia, mas principalmente de tudo o resto), o paparazi do Vítor (vais ter de arranjar quem te segure nos animais agora para tirar as fotos, se bem que ache que nunca fui muito bom nesse trabalho) e a minha companheira de limpeza do gatil, a atrasada da Paula (como és boa pessoa e trabalhadora a gente até te desculpa o chegares sempre tarde). Foi com estas 3 pessoas que comecei a desenvolver o meu espírito (e trabalho enquanto) ABRA. Um muito obrigado a todos, gosto muito de vocês.
Infelizmente as aulas não me deixam continuar a ir ao canil com vocês, mas vamos continuar na mesma causa e vamo-nos vendo nas campanhas e noutras alturas. E claro, sempre que tiver oportunidade de ir a uma segunda-feira apareço por lá para vos chatear. Porque uma vez membro da Equipe Maravilha, para sempre membro da Equipe Maravilha! Isto aqui é assim, eu não deixo que me substituam! Eheheh ;)

Há mais uma pessoa a quem tenho de agradecer, já quase me esquecia, à mãe da Adriana. Porque foi graças a ela que eu estou aqui. Ela estava numa aula de pintura a contar que a filha trabalhava no canil e chamou-me logo a atenção. Informei-me com ela e depois procurei o site da associação.
Nunca pensei na altura foi que ia estar aqui a chorar na altura em que tivesse de mudar de dia de ir ao canil. Mas isso acho que é mesmo porque vocês são mesmo fantásticos (como diria o Vítor).

E pronto, chega de lamechices por hoje.
Um abraço e um beijo muito grandes para vocês os 3.

6 comentários:

disse...

Uma das coisas que realmente gostava de fazer.E mais, de ganhasse o euro milhões fazia um canil enorme com um acolhimento familiar...

Quando tinha os meus 16anos ainda tive um dia na união zoofila mas não aguentei...apenas um dia e deu para sair de lá com uma tristeza enorme.Só de me lembrar que chegava a casa e os meus eram e são tratados como pessoas e ali muitos nem sabiam o que era uma festa, desisti :(

Não sei se leste no meu blog que bem à pouco tempo perdi o meu Tufa e tenho tantas saudades do ladrar dele para me chamar atenção, das brincadeiras etc...

E já agora aproveito para te dizer que a fera comeu ontem mas hoje já não comeu nada e ainda ninguém chega ao pé dele. Honestamente já não sei o que fazer.Sinto-me triste ao mesmo tempo por não poder dar-lhe umas festitas...mas ele é uma Fera.
E para ajudar à festa a ex dona disse para eu chamar o gatil ou o canil porque ela não o pode ter nem tem mais a quem dar...e como cá em casa somos uns verdadeiros protectores de animais lá tenho aqui a Fera sem saber o que fazer!!

Ufa que testamento :P

ivamarle disse...

isto não são lamechices, são alívios da alma cheia, preenchida e com vontade de dar mais e mais.Valorizo imenso o teu trabalho, como já te disse; quanto às pessoas, ninguém faz esse trabalho, se não tiver um coração de ouro.Beijo grande!!

Anónimo disse...

E pronto...a minha fama de antipática continua! :(

Beijinhos

Luís disse...

é essa a magia do voluntariado: pensamos que estamos a dar muito e o que nem nos apercebemos do quanto recebemos :)

Anónimo disse...

Olá!

Estava a procurar na net associações de apoio e protecção aos animais e lá surgiu o teu site. =)
Estou interessada em ser voluntária num canil perto da minha residencia. Adorei ler a tua história. Admiro a tua bondade, tens um bom coração. Deveria haver mais gente com a tua coragem.

Fica bem! ***

rui-son disse...

Olá Daniela.
Antes de mais obrigado.

Não sei de onde és, mas há varias associações a desenvolverem o mesmo trabalho que nós em várias cidades. Algumas com mais condições e apoios, outras com menos, infelizmente. Nesses casos o nosso trabalho é ainda mais importante.

Se quiseres saber mais alguma informação tenho muito gosto em dar-te. Sobre outras associações ou sobre o nosso trabalho. E podes sempre ver o nosso site se quiseres, www.abra.org.pt.

Este é um trabalho difícil mas muito gratificante. Se realmente gostas então tenta encontrar onde o possas fazer, vais-te sentir muito bem.

Beijinhos